Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia da questão agrária ( EPS14204 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
-          Compreender as dinâmicas histórico-sociais do surgimento da dicotomia rural x urbano: do feudalismo à industrialização; -          Entender o processo de proletarização do trabalhador a partir da dinâmica do esvaziamento do espaço agrário; -          Relacionar a industrialização urbana às novas demandas de trabalho a partir da exclusão do agricultor; -          Perceber como a América Latina reproduziu o modelo europeu de desenvolvimento, entendendo as dinâmicas próprias do continente; -          Abordar sobre a compreensão dos Movimentos Sociais do Campo no Brasil; Compreender como se construiu culturalmente e identitariamente o campesinato no Brasil. 

Ementa
A dicotomia campo x cidade. O mundo rural e a industrialização capitalista. A América Latina no contexto das lutas campesinas. A formação do campesinato no Brasil. Movimentos Sociais do Campo e Reforma Agrária. Os sujeitos do campo: culturas e identidades. 

Bibliografia
IANNI, Octavio. Origens agrárias do estado brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1984.    MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a politica no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo politico. Petropolis: Vozes, 1981.   SILVA, José Graziano da. O que é questão agrária. 10. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985. 

Bibliografia Complementar
GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de latifúndio. 6. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.   KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo: Nova Cultural, c1986.    SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de movimentos sociais. São Paulo: Loyola,1993.    SILVA, José Graziano da. A modernização dolorosa: estrutura agraria, fronteira agricola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.    STÉDILE, João Pedro (Org.). A Questão agrária no Brasil. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.  
Carregando...