Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação, trabalho e territorialização da agricultura camponesa ( EPS14200 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Compreender historicamente o trabalho no mundo globalizado. - Analisar modos de produção camponesa e os modos de produção capitalista - Compreender a relação trabalho e educação. 

Ementa
O mundo do trabalho e a formação humana. Fundamentos da economia política. Relações entre educação, economia e sociedade. Trabalho, conhecimento e os processos educativos na história brasileira. O emprego no contexto da globalização do capital. A produção social da vida humana pelo trabalho com a agricultura e as práticas educativas que ocorrem nos movimentos sociais do campo.  

Bibliografia
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. M. M. Pistrak. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo. Expressão Popular, 1981.   CALDART, R. Trabalho, agroecologia e educação politécnica nas escolas do campo In: PIRES, J. H.; NOVAES, H. T.; MAZIN, Â.; LOPES, J. (Org.). Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia. São Paulo: Outras Expressões, 2016. v. III. 

Bibliografia Complementar
CALDART, R. S. (Org.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. GARCIA JÚNIOR, A. O sul: caminho do roçado - estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo: Marco Zero; Brasília: Editora Universidade de Brasília: MCT: CNPq, 1989.    MARTINS, J. de S. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.  CALDART, R. S. O MST e a escola: concepção de educação e matriz formativa. In: MACHADO, Lucília Regina de Souza. A politécnica nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Teoria & Educação n.3, 1991. SILVA, Márcio Gomes. rabalho, agricultura camponesa e produção do conhecimento agroecológico. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/viewFile/45702/24708 MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/ano/mes/ensino.pdf. PEREIRA, M. C. B. Revolução Verde. In: CALDART, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Expressão Popular, 2012.  
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