Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Política e Organização da Educação Básica ( EPS14316 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender como se constitui e organiza a política educacional brasileira, a organização da educação básica e a configuração da política nacional de Educação do Campo e suas relações com a política econômica do estado neoliberal.  

Ementa
A configuração histórica do Estado brasileiro. A função social da educação e definição da política educacional. Estado e planejamento educacional: centralização/descentralização, público/privado e quantidade/qualidade. Organização, financiamento, gestão e avaliação da educação básica. Política Nacional de Educação do Campo e formação de professores no Brasil. Política educacional no Espírito Santo. 

Bibliografia
ADRIÃO, Thereza & PERONI, Vera. (Orgs) .O público e o privado na educação: interfaces entre estado e sociedade. São Paulo/SP: Xamã, 2005. CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. São Paulo/SP: Cortez, 1987. 

Bibliografia Complementar
BRASIL. A Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF, 1988. e a  Lei nº. 9394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 2001. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/constituicao-federal Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: SECADI, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf FERREIRA, E, B; FONSECA, M. O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 69-96, jan/jun. 2011. PERONI,Vera. Política educacional e papel do estado no Brasil nos anos 1990. São Paulo/SP: Xamã, 2003. PLANK, David N..Política educacional no Brasil: caminho para a salvação pública. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001. HADDAD, Sérgio. In:VIANNA, Júnior. Os bancos multilaterais e as políticas educacionais no Brasil. In. A estratégia dos bancos multilaterais para o Brasil: análise crítica e documentos inéditos. Brasília/DF: Instituto de Estudos Sócio-Econômicos, 1998.
Carregando...