Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação de Jovens e Adultos ( ECH12267 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender conceitos, habilidades, procedimentos e/ou competencias definidos na ementa da disciplina, bem como entender as abordagens e estratégias didático-pedagógicas referentes à EJA, os aportes teóricos que referendam a andragogia e seus principios e as contribuições do educador Paulo Freire no processo ensino/aprendizagem de jovens e adultos, bem como as causas da evação dessa modalidade de ensino. Objetivos específicos: Analisar a educação de jovens e adultos no contexto geral da educação; Identificar as terminologias referentes à EJA; Reconhecer as potencialidades, pontos fortes e pontos fracos, bem como os desafios da EJA. Refletir sobre os espaços inadequados para o estudante da eja; Discutir sobre as contribuições legadas pelo educador Paulo Freire à EJA. Refletir sobre as causas de evasão na EJA; Conhecer a legislação e as Política Públicas que amparam a EJA.

Ementa
A Política da Educação Escolar de Jovens e Adultos e as políticas de educação no Brasil. Questões do analfabetismo no Brasil. Propostas de educação de adultos. A prática dialética de consideração dos saberes dos alunos e os saberes técnicos-científicos, em sala de aula. Educação de Jovens e Adultos e a cidadania, ética e convívio social.

Bibliografia
 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. GADOTTI, M. A educação dialética. São Paulo: Cortez, 1983. HADDAD, S. Estado e Educação de Adultos (1964/1985). 1991. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

Bibliografia Complementar
BEISIEGEL, C. R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, p. 26-34, 1997. HABERMAS, J. Teoria da Ação Comunicativa. Madri: Taurus, 1987. PAIVA, V. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1973. FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Carregando...