Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica ( ECH15744 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Investigar questões relativas à pesquisa e suas relações com a formação do professor e prática pedagógica. Analisar criticamente a ação docente e o seu papel na pesquisa como produção do conhecimento sobre o ensino a partir da pesquisa. Analisar os elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica.

Ementa
Relação entre pesquisa, formação do professor e prática pedagógica, com vistas ao ensino com pesquisa, considerando suas diferentes interfaces. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre o ensino. Elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica.

Bibliografia
1. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar . 5. ed. Campinas: Papirus, 1995. 2. ANDRÉ, M. E. D. A. (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores . São Paulo: Papirus, 2001. 3. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A.(org). Ensino de química em foco . Ijuí: Unijuí, 2010.

Bibliografia Complementar
1. CARVALHO, J. M. (Org). Diferentes perspectivas da profissão docente . Vitória: EDUFES, 2002. 2. ADORNO, T. W. Educação e emancipação . São Paulo: Paz e Terra, 1995. 3. FOUCAULT, M. Vigiar e punir . 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 4. NIETSCHE, F. Escritos sobre educação . Rio de Janeiro/São Paulo: PUC Rio/Loyola, 2003. 5. HILSDORF, M. L. S. Pensando a educação nos tempos modernos . São Paulo: EDUSP, 1998.
Carregando...