Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e Formação Docente ( ECH15740 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar os conhecimentos sobre currículo adquiridos a partir das próprias experiências. Adquirir conhecimentos epistemológicos sobre os estudos curriculares. Analisar criticamente as diversas fases do desenvolvimento curricular. Identificar, por meio da pesquisa, algumas das construções curriculares e sua relação com os contextos político-econômicos existentes (região do Espírito Santo, estado do Espírito Santo, Brasil). Analisar currículos apresentados e currículos escolares (oculto, formal e não-formal) ou de um programa cultural, na área de Ciências, observando os aspectos ideológicos. Reconhecer a educação enquanto ato histórico, político, social e cultural.

Ementa
Fundamentos do currículo. Teorias curriculares. Currículo escolar. Abordagens contemporâneas: temáticas de gênero, etnicorraciais e ambientais. Etnociências. Formação para a docência.

Bibliografia
1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 2. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000. 3. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Bibliografia Complementar
1. FERNANDES, C. O.; FREITAS, L. C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. [Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf Acesso 04.Jul 2016. 2. GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf Acesso 04 Jul 2016. 3. GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. Tradução de Attílio Brunetta. MOREIRA, Antonio F.; SILVA, Tomaz T. 203 Currículo, cultura e sociedade. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2009. 4. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6 Ed. Petrópolis: Vozes, 2006. 5. MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 2. ed., Ijuí: Unijuí, 2003.
Carregando...