Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Inclusão ( ECH15739 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Aplicar os princípios da educação voltada para a diversidade humana, buscando fundamentar a educação inclusiva nas práticas educativas, identificando os fatores que norteiam o processo de ensino e aprendizagem do estudante com deficiência. Identificar a importância do respeito e de ações afirmativas em prol da diversidade humana na formação do educador e na prática educativa. Analisar a perspectiva da Educação inclusiva. Caracterizar as deficiências do público alvo da Educação Especial. Analisar a legislação em Educação Especial. Identificar o processo de escolarização do estudante com deficiência na perspectiva da escola comum.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. A diversidade humana e as relações etnicorraciais, culturais e ambientais. Perspectivas da dimensão histórico-sócio-político culturais, psicossociais e filosóficas. Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva, Educação Especial e Educação Bilíngue para surdos no Brasil e no Espírito Santo: os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a diferença.

Bibliografia
1. AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 2 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. 2. JANUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. 3. MAZZOTTA, M. J. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

Bibliografia Complementar
1. ALCUDIA, R. et al. Atenção à diversidade . Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002. 2. ANDRÉ, M. E. (Org). Pedagogia das diferenças na sala de aula . Campinas: Papirus, 1999. 3. LODI, A. C. Educação Bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.262/05 . Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n.1, p. 49- 177, jan./mar. 2013. 4. MANTOAN, M. T. E. (Org.) O desafio das diferenças nas escolas . São Paulo: Vozes, 2011. 5. ROSALBA, K. V.; GARCIA, M. C. O professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: reflexões acerca da articulação entre o modelo de professor e o projeto de escola. XI ANPED SUL - Reunião Científica Regional da ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 24 a 27 de julho de 2016. UFPR – Curitiba - PR.
Carregando...