Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( ECH15737 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Análise e discussão de artigos científicos sobre concepções atuais na educação, com foco no ensino de Ciências. Estudo das relações entre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e educação, principalmente educação na área de Ciências . Estudo sobre as abordagens do processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Compreender os componentes do processo de ensino e aprendizagem: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação.

Ementa
Especificidade da Didática (conceito, objeto, campo e método). Principais matrizes teóricas do pensamento pedagógico contemporâneo e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. A relação professor/aluno, mediada pelo currículo. O método didático: sujeitos, procedimentos e instrumentos: a natureza qualitativa do conceito de método: o método em função dos objetivos operacionais; metodologia didática e objeto do processo operatório.

Bibliografia
1. ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática . 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. 2. CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 3. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

Bibliografia Complementar
1. CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 2. FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. 3. FREINET, C. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 4. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1993. 5. VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem (texto integral, traduzido do russo pensamento e linguagem). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Carregando...