Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação ( ECH14743 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer as principais teorias dessa área de conhecimento, a fim de analisar as diferenças e divergências entre as correntes da Psicologia da Educação. Compreender os princípios e pressupostos que fundamentam os modelos de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem delas decorrentes. Refletir sobre temas contemporâneos do campo da Educação à luz das teorias da psicologia estudadas.

Ementa
Conceito e história da psicologia e da psicologia da educação. Introdução à Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas relações com a educação. A mediação pedagógica e o cotidiano escolar.

Bibliografia
1. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia . 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. 2. VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente . São Paulo: Martins Fontes, 2007. 3. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Bibliografia Complementar
1. BOCK, A. M. M. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. 2. GOULART, I. B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1987. 3. KUPFER, M. C. M. Freud e a Educação . São Paulo: Editora Scipione, 1989. 4. LA TAILLE, I. (org). Piaget, Vygotsky, Wallon : Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 5. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky – Aprendizado e Desenvolvimento . Um processo sócio-Histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
Carregando...