1. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2013.
2. ASSINARI, A. M. I. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras da educação. Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs).Antropologia, história e educação: A questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo (SP): Global/MARI/FAPESP, 2001
3. GOMES, N. L.; SILVA, P. B. G. O desafio da diversidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
4. CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino das ciências como Compromisso Científico e Social: Os caminhos que percorremos. São Paulo-SP: Cortez, 2012.
5. MARQUES, E. P. S.; TROQUEZ, M. C. C. Educação das Relações Étnico-Raciais: Caminhos Para a Descolonização do Currículo Escolar. São Paulo-SP: Appris, 2018.
6. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2010.
7. Artigos de revistas científicas que abordam as temáticas ambientais, socioambientais, Saúde, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, Relações Étnico-Raciais, e valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, Africana e Indígena na educação básica.