Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Atuais como Temas Geradores para o Ensino de Química ( DCN14779 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Elaborar seminários e oficinas direcionados ao ensino de química para a educação básica utilizando temas geradores atuais que promovam a conscientização ambiental, social e valorização de culturas. Capacitar o licenciando a reconhecer a química como uma ciência interdisciplinar, desenvolvendo o pensamento crítico e científico para a prática do ensino contextualizada a partir de temas de relevância para formação do cidadão.

Ementa
Relação de conceitos químicos com temáticas atuais para uma Aprendizagem Significativa voltada para o desenvolvimento da cidadania. A química e a Diversidade em sala de aula. Articulação do conhecimento químico com as temáticas ambientais, socioambientais, Saúde, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, Relações Étnico-Raciais, e valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, Africana e Indígena na educação básica através da elaboração e execução de seminários.

Bibliografia
1. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Brasília, 2005. 2. MARÇAL, J. A.; LIMA, S. M. A. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. 3. CASTILHO, R. Educação e Direitos Humanos. São Paulo-SP: Saraiva, 2016.4. SOUSA, M. E, V. Relações raciais no cotidiano escolar: Diálogos com a lei 10639-03. 1. ed. Rio de Janeiro-RJ: Rovelle, 2014. 5. ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. Saúde Mental na Escola: O Que os Educadores Devem Saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.6. Ministério da Educação. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. Disponível em: <http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf> Acesso em: 02 mai. 2019. 7. PEDRINI, A. G.; SILVEIRA, D. L. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 7. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2013. 2. ASSINARI, A. M. I. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras da educação. Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs).Antropologia, história e educação: A questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo (SP): Global/MARI/FAPESP, 2001 3. GOMES, N. L.; SILVA, P. B. G. O desafio da diversidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 4. CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino das ciências como Compromisso Científico e Social: Os caminhos que percorremos. São Paulo-SP: Cortez, 2012. 5. MARQUES, E. P. S.; TROQUEZ, M. C. C. Educação das Relações Étnico-Raciais: Caminhos Para a Descolonização do Currículo Escolar. São Paulo-SP: Appris, 2018. 6. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2010. 7. Artigos de revistas científicas que abordam as temáticas ambientais, socioambientais, Saúde, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, Relações Étnico-Raciais, e valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, Africana e Indígena na educação básica.
Carregando...