1. MEDEIROS, C. E.; RODRIGUEZ, R. C. M. C.; SILVEIRA, D. N. Ensino de Química: Superando obstáculos epistemológicos. Curitiba: Appris, 2016.
2. CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo-SP: Cengage Learning, 2013.
3. CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
4. KAUARK, F.; MUNIZ, I. Motivação no ensino e na aprendizagem: Competências e criatividade na prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro-RJ: Wak, 2008.
5.MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo-SP: Summus Editorial, 2015.6. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.