Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia e Avaliação no Ensino de Química ( ECH14778 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Fomentar a reflexão e a discussão do licenciando sobre os objetivos e as orientações didáticas propostas pelo governo Federal, Estadual para o Ensino de Química. Propiciar a análise, pelo licenciando, de projetos curriculares, de livros e materiais didáticos para o Ensino de Química. Favorecer o desenvolvimento, a execução e a análise de práticas pedagógicas que privilegiem as relações socioculturais, ambiente escolar, a linguagem e a interdisciplinaridade. Compreender as atuais discussões curriculares e suas implicações nos materiais didáticos e nos planejamentos de ensino. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais e metodologias capazes de atender as necessidades do ensino da Química na escola básica. Explorar diferentes formas e tipos de avaliação no ensino de Química. Planejar uma avaliação e refletir sobre o processo de sua construção. Desenvolver e aplicar atividades extensionistas que contribuam para o aperfeiçoamento do Ensino de Química no nível médio.

Ementa
Teorias de aprendizagem e o método de ensino. Propostas didático-metodológicas para melhoria do ensino e da aprendizagem de Química: possibilidades, pressupostos teóricos e relações entre objetivos, conteúdos e formas de ensinar. Prática docente: (re)elaboração e desenvolvimento de propostas didático-metodológicas para o ensino de Química do nível médio. Materiais instrucionais inovadores e tradicionais. Desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos. A avaliação como componente curricular. A avaliação no contexto histórico brasileiro. A Avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem: funções e modelos de avaliação em diversas correntes filosóficas e psicológicas. Metodologias e instrumentos utilizados na avaliação. Avaliação do Ensino de Química e construção de instrumentos de avaliação. Desenvolvimento de metodologias de ensino de química em uma perspectiva extensionista.

Bibliografia
1. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (org.) Ensino de Química em Foco . Ijuí: Unijui: Unijui, 2013. 2. MÓL, G. S. (Org.) Ensino de Química: Visões e Reflexões . Ijuí: Unijui, 2012. 3. SANT’ANNA, I. M. Por que Avaliar? Como Avaliar? Critérios e Instrumentos . 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Bibliografia Complementar
1. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania . Ijuí: Unijui, 2000. 2. LEAL, M. C. Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio . Belo Horizonte: Dimensão, 2010. 3. ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (org.) Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil . Ijuí: Unijui, 2007. 4. SOARES, Leôncio [et al.] (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente . Textos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 5. Artigos publicados nas revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Nova Escola e Journal of Chemical Education.
Carregando...