Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Química Analítica Quantitativa Experimental ( DCN14767 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Identificar os equipamentos e vidrarias de química analítica, manusear produtos químicos com segurança, realizar operações de laboratório corretamente, utilizar técnicas quantitativas de pesagem e transferência de volumes, determinar a concentração exata de uma substância via volumetria de neutralização, precipitação, complexometria e oxirredução. Desenvolver e aplicar atividades extensionistas que contribuam para o aperfeiçoamento do Ensino da Química Analítica Quantitativa no ensino médio.

Ementa
Calibração de vidrarias; Técnica de amostragem para análise quantitativa pela tomada de massa e medida de volume; Preparo de solução padrão; Aplicações típicas da volumetria de neutralização, precipitação, complexação e oxi-redução; Introdução a Análise gravimétrica. Planejamento e execução de ações extensionistas para o ensino da Química Analítica Quantitativa através do desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas para o ensino desta área na educação básica.

Bibliografia
1. SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 2. HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. 9. ed. São Paulo: LTC, 2017. 3. VOGEL, A. I. ‎et al. Análise Química Quantitativa. 6. ed. São Paulo: LTC, 2002. 4. BACCAN, N. et al. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. 5. VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

Bibliografia Complementar
1. OHLWEILER, O. A. Química analítica quantitativa. 3. ed. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1982. 2. HIGSON, S. Química analítica, New York: McGraw-Hill, 2009. 3. HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. 4. ed. São Paulo: LTC, 2011. 4. SUAREZ, W. T.; FERREIRA, L. H.; FATIBELLO-FILHO,O. Padronização de soluções ácida e básica usando materiais do cotidiano. Química Nova na Escola, n. 25, maio, 2007. 5. FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L.; Artigos da revista ciência hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360, 2011.
Carregando...