1. URSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2.ed. São Paulo-SP: Cortez, 2001.
2. FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de química e o cotidiano. Curitiba: Ibpex, 2007.
3. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
4. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química – Assessoria Pedagógica, São Paulo-SP:Scipione, 2015.
5. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
6. BACKES, J. L.; PAVAN, R. Relações étnico-Raciais, Gênero e Desigualdade Social na Educação Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2016.7. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.