Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão Escolar III ( ECH12749 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
•             Subsidiar a formação docente com conhecimentos teóricos-práticos referentes às políticas públicas educacionais e sua relação com o contexto sócio político e econômico bem como sua gestão e organização de contextos não escolares; •             Compreender a estrutura organizacional dos contextos não escolares tendo como parâmetro a legislação vigente; •             Compreender o papel do pedagogo em contexto não escolar: quilombola, ribeirinhos, pescadores, assentados, indigenas.

Ementa
Os processos educativos em contextos não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. Processos educativos em comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentados, indígenas. O papel do gestor na articulação do conhecimento e das ações no âmbito da sociedade civil organizada . A organização da práxis pedagógica na educação não escolar, na perspectiva do trabalho como princípio educativo.

Bibliografia
HENGEMUHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2004 OLIVEIRA, M. A. M. (org). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005 PARO, V. H. Gestão Escolar, Democracia E Qualidade De Ensino . São Paulo: Ática, 2000.

Bibliografia Complementar
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competência e gestão de talentos. Campinas: Papirus, 2002 LUCK, H. Liderança Em Gestão educacional.Petrópolis: Vozes, 2000. PORTO, O. Orientação: teoria, prática e ação. Rio de Janeiro: Walk, 2001. LIBÂNEO, J. C.: OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 1999. NOGUEIRA, N. R. Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Érica, 1997.
Carregando...