Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Sup em gestão escolar ( ECH12748 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Observar a prática cotidiana dos gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos; Compreender a estrutura organizacional dos contextos escolares tendo como parâmetro a legislação vigente; Compreender o papel do pedagogo em contexto escolar; Compreender o papel do gestor escolar em contexto escolar; Encontrar formas de intervir em situações incompatíveis com as praticadas em gestão democrática; Conhecer e analisar o PPP, do plano de gestão escolar e dos projetos e subprojetos pedagógicos das unidades escolares; Conhecer da legislação normativa brasileira, dos demais instrumentos e dispositivos legais-normativos sobre o funcionamento das unidades escolares;

Ementa
Observação da prática cotidiana dos gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos. Conhecimento e análise da elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico do Plano de Gestão Escolar e dos projetos e subprojetos pedagógicos das unidades escolares. Conhecimento da legislação normativa brasileira, dos demais instrumentos e dispositivos legais-normativos sobre o funcionamento das unidades escolares e de suas instâncias internas e externas de participação e sua prática efetiva.

Bibliografia
LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. São Paulo: Alternativa, 2001 LUCK, H.; GIRLING, K.; SHERRY, K. A escola participativa:  o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, Vozes, 200r5 OLIVEIRA, D. & DUARTE, M. Política e trabalho na escola:  a administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Bibliografia Complementar
BRUNO, E. ALMEIDA, L; CHRISTOV, L. Coordenador Pedagógico e a Formação Docente: São Paulo: Loyolla, 1999. HERNANDES, F. Transgressão e Mudança na Educação: projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1996. MENDONÇA, E, G. a Regra e o Jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: Lapplane/Unicamp, 2000. OLIVEIRA, M, A. A Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005. VEIGA, I. & FONSECA, M. As dimensões do projeto-político pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
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