Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Educação ( ECH12745 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos  científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

Ementa
Teorias do conhecimento. O conhecimento científico. Fundamentos epistemológicos da pesquisa educacional. Principais teóricos do conhecimento científico. Projeto de pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa. Pesquisa empírica em educação. Pesquisa em educação e divulgação do conhecimento produzido. A pesquisa educacional na iniciação científica.  

Bibliografia
KOCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo, SP:Atlas, 1991, 270p. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237p,

Bibliografia Complementar
BOAVENTURA, Edivaldo M. Como ordenar as idéias. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 59 p. CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004, 280 p. MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1989. 318 p. MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. 433 p. SANCHEZ VÀZQUEZ, Adolfo. Ética. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. 260 p.
Carregando...