Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ciências: conteúdos e seu ensino ( ECH12742 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Aprender os conhecimentos sobre ciências.Adquirir conhecimentos sobre ciências e disciplinas afins.Analisar as relações da biologia, física e química e áreas transversais no contexto contemporâneo.Identificar conteúdos da região norte do Espírito Santo que possam ser utilizados e estudados na disciplina.Analisar conteúdos apresentados nas áreas de Ciências e Biologia, observando os aspectos ideológicos.

Ementa
Características da atividade científica. Histórico do Ensino de Ciências. O ensino de Ciências na educação infantil e no ensino fundamental. Analise dos conteúdos usuais de ciências na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. O "fazer ciência". Análise de propostas metodológicas. Material didático para a educação científica. Avaliação em Ciências. Educação ambiental. Etno-ciência.

Bibliografia
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.  CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. CARVALHO, A. M. P; GIL PÉRES, D.  Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

Bibliografia Complementar
BRONOWSKY. J. Ciência e valores humanos. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1979. HEMPEL, C. G.  La explicación cientifica, estudios sobre la filosofia da ciencia . Barcelona: Paidós Studio, 1998.  KRASILCHIK, Myriam.  Prática de ensino de biologia.  4.ed. São Paulo: Edusp, 2004. KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989. TARNAS, R. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as ideias que moldaram nossa visão de mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. Artigos científicos nas áreas de Educação e Ensino.
Carregando...