Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Sup: Ensino Fundamental II ( ECH12741 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
1.  Possibilitar aos estudantes o contato com o trabalho profissional em diferentes componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, os estudantes deverão ler a escola a fim de compreender as suas finalidades, conhecer sua organização e dinâmica e, sobretudo, preparar com familiaridade e segurança seus projetos de intervenção. 2. Compreender a relação entre a questão burocrática da escola e as vivências conidianas que são ali instauradas; 3. Refletir sobre o espaço e o fazer pedagógico, elaborando relatórios e análises escritas sobre a prática pedagógica; 4.  Compreender através das leituras sobre a escola e das vivências na escola as condições histórico-culturais de produção da aula, os rituais , os modos de participação do estagiário, saberes em confronto: saberes escolares e saberes não escolares, saberes nascidos do trabalho etc.

Ementa
Análise do Regimento Escolar; Análise da Proposta Pedagógica; Análise do Plano de Gestão ou Anexos do Plano de Gestão; Implementação do projeto desenvolvido; avaliação  do projeto desenvolvido; observação em ambientes de ensino-aprendizagem; análise de estratégias e materiais didáticos. Registro formal de todo o processo (elaboração de relatório. Regência.

Bibliografia
1. GANDIN, D.  A prática do Planejamento Participativo. Petrópolis: Vozes, 1994. 2. TAILLE Y. Limites: Três dimensões Educacionais. São Paulo: Ática, 1998. 3. VASCONCELLOS C. dos S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2000.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL, Ministério da Educação - PCN para as séries iniciais da Educação básica , 1999. 2. CANDAU, V.M. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2005. 3. FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. 4. FRANCHI, E. Pedagogia da Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. 5. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas Papirus, 2005.
Carregando...