Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Matemática: conteúdos e seu ensino ( ECH12738 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar o pensamento lógico-matemático. Investigar o histórico do ensino de Matemática.  Compreender as endências atuais em educação matemática.  Produção de Material didático para a educação matemática.  Analisar a avaliação em Matemática e Etno-matemática.

Ementa
Características do pensamento lógico-matemático. Histórico do ensino de Matemática. O ensino da Matemática na educação infantil e no ensino fundamental. Os conteúdos matemáticos a educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. O “fazer Matemática”.Tendências atuais em educação matemática. Material didático para a educação matemática. Avaliação em Matemática. Etno-matemática.

Bibliografia
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte:  Autêntica, 2002. D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. Campinas: Unicamp 1986. KAMII, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.

Bibliografia Complementar
CARRAHER, T. N. (Org.) Aprender pensando. São Paulo: Vozes, 1984.LA TAILLE, Y. Ensaio sobre o lugar do computador na educação. São Paulo: Iglu, 1990. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.VAN HIELE, P. M. Structure and insight: a theory of mathematics education. New York: Academic Press, 1986.
Carregando...