HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KAMII, C & DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil: implicações na teoria de Piaget. Porto alegre: ArtMed, 2009.
LEONTIEV, A. (1988) Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-Escolar. In:______. Desenvolvimento, Linguagem e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
ABERASTURY, Arminda. A Criança e seus jogos. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
ARIÈS, P. A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1981
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. 1. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988 (Jogo e desenvolvimento).
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Imago, 1976.