Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Investigar em Matemática ( ECH12025 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
   Analisar a função do Professor do/no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental.    Investigar a  Percepção Matemática no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental.  Analisar as habilidades para as Percepções Plana e Espacial. Compreender o  Processo de Resolução de Problemas.

Ementa
  A Função do Professor do/no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental. A Percepção Matemática no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental. As Multifacetas do Número. Habilidades para as Percepções Plana e Espacial. O Processo de Resolução de Problemas. A Matemática por meio de brincadeiras e jogos. A Investigação Matemática.

Bibliografia
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino Fundamental. 2.ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMG, 2005. COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo, SP: Editora Ática, 2000.  FIORENTINI, Dario; Jiménez Alfonso (Orgs). Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas, SP: Gráfica FE [Unicamp] - CEMPEM, 2003.

Bibliografia Complementar
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Chiste. Aprender com jogos e situações-problema. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000. MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, 1997. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
Carregando...