Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e formação Docente ( ECH12019 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apreender os conhecimentos sobre currículo adquiridos a partir das próprias experiências.  Adquirir conhecimentos sobre estudos curriculares.  Analisar criticamente as diversas fases do desenvolvimento curricular. Identificar, através da pesquisa algumas das construções curriculares em sua relação com os contextos político-econômicos existentes (região norte do Espírito Santo, estado do Espírito Santo, Brasil). Analisar currículos apresentados e currículos escolares (oculto, formal e não-formal) ou de um programa cultural, nas áreas de Ciências e Biologia, observando os aspectos ideológicos. Reconhecer a educação enquanto ato histórico, político, social e cultural.

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise de um currículo, Formação para a docência.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro, 2000. ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Básico - Escola Estadual. Vitória, SEDU. 2009. MOREIRA, A. F. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus. 2010. 143p. SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica. 2009. 154p. PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo, Cortez. 2005. 176p. PHILIPPE, P. Currículo real e trabaiho escolar. In: Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto. 1995. 239p. 

Bibliografia Complementar
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, ARTMED. 2000. 352p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos. Vitória, 2015. 74p. SILVA, T T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. Artigos científicos nas áreas de Educação e Ensino.
Carregando...