Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Especial ( ECH12014 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1.           Compreender o percurso histórico em que se insere o movimento da educação inclusiva, assim como as raízes históricas das concepções de deficiência, ou seja, compreender o processo histórico da educação especial da segregação à inclusão; 2.           Caracterizar as necessidades educativas específicas para cada deficiência: auditiva, visual, motora e múltipla —- com Yistas à inclusão. 3.           Análise da construção Social e histórica do conceito de deficiência, como também as propostas e realizações para a educação do deficiente em diferentes momentos históricos. 4.           Oferecer conhecimento teórico e prático, que visem ampliar as competências pedagógicas dos educadores, para que possam realizar mediações que colaborem de forma mais efetiva no processo educativo dos alunos com deficiências; 5.           Analisar as políticas públicas para educação especial e como estas vem sendo implementadas na prática no contexto educacional brasileiro; 6.           Estudar as concepções Atuais sobre a educação, a inclusão escolar e suas possibilidades educativas; 7.           Analisar o desenvolvimento dos alunos com deficiências, e as adaptações que devem ser

Ementa
Desvio e estigma: contribuiçõeis à conceituação de deficiências. A educação especial na sociedade moderna e no Brasil: marcos históricos e políticas públicas. A inclusão. Necessidades especiais e necessidades educacionais especiais: noções sobre etiologia, prevenção e modalidades de recursos educacionais.

Bibliografia
1.          BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. 2.          BAUMEL, R. C. R. C.; CASTRO, A. M.; RIBEIRO, M. L. S. Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003 3.          BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 2004.

Bibliografia Complementar
1.           BRASIL, Resolução CNE/CEB 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1. 2.           BRASIL. Os direitos pessoas portadoras de deficiências: Lei no 7853/89 e Decreto 914/93. Brasília: Corde. 1993. 3.           GONÇALVES, A F. S. Incusão escolar, mediação, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva Histórico-cultural. Vitória: GM, 2008. 4.           MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. .A.(Orgs.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2004. 5.       VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; CHICON, J. F. A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2010
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