Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão I ( ECH11787 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
O objetivo da disciplina é instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de todas as etapas da pesquisa e extensão: projeto inicial, execução e apresentação dos resultados. Para tanto os discentes elaborarão projetos de curtíssima duração e alcance a partir de temas por eles propostos.

Ementa
Caracterização da pesquisa educacional. A pesquisa em educação formal e não formal, focalizando a interface entre sociedade, cultura e educação, inclusive as comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentados, indígenas. A prática da investigação científica em projetos de extensão e projetos de pesquisa direcionados para o campo educacional.

Bibliografia
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo : Cortez: Autores Associados, 1990. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. . São Paulo: Cortez, 2007. 23ª ed. rev. e atual

Bibliografia Complementar
FALCÃO, E.F. Vivência em comunidade. Outra forma de ensino. João Pessoa: Ed.Universitária/UFPB, 2006. FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996. COSTA, F.X.P.da, OLIVEIRA, I.C. de e MELO NETO, J.F.de (Orgs.) Incubação de empreendimento solidário popular: fragmentos teóricos. João Pessoa: Ed.Universitária/UFPB, 2006. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo, Cortez, 1999.
Carregando...