Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Política e Organização da Educação Básica ( ECH11783 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
GERAL: Reconhecer as principais características das teorias da educação, relacionando-as com as suas respectivas práticas pedagógicas de acordo com o contexto sócio-histórico. ESPECÍFICOS: Entender a história das ideias pedagógicas em sua diversidade de teses e de visões, como forma de possibilitar a construção do conhecimento teórico acerca da educação; Compreender a formação e evolução do pensamento pedagógico brasileiro a partir da identificação, classificação e periodização das principais concepções educacionais; Identificar as principais teorias contemporâneas em educação, entendendo por teoria da educação “toda e qualquer reflexão sobre a educação que inclua uma análise dos problemas e das propostas de mudança”.

Ementa
Gênese e formação do Estado Moderno; educação e razão de Estado; a constituição do Estado brasileiro; relações de poder e educação; patrimonialismo, burocracia e administração pública; Estado, governo e política educacional.

Bibliografia
BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. WEFFORT, F. C. (Org). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 1991. SADER, Emir. (org.). Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. 6 ed. São Paulo: Autores Associados, 2006.

Bibliografia Complementar
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 4 ed. rev. São Paulo: Moraes, 1980. (Coleção educação universitária). VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Maria Sabino de Farias. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. IGLÉSIAS, F. Constituintes e constituições brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1986. KRAWCZYK, N. e VANDERLEY, L. E. (Orgs.). América Latina: Estado e reformas numa perspective comparada. São Paulo: Cortez, 2003.
Carregando...