Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação I ( ECH11514 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a relação entre a Psicologia e a Educação; Identificar a importância da Psicologia da Educação na formação do Educador e na prática educativa; Compreender os processos históricos da Psicologia e seu objeto de estudo: Conhecer a história da Psicologia e o nascimento da Psicologia científica; Conhecer as principais teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise Identificar as relações entre aprendizagem, desenvolvimento e ensino:

Ementa
Introdução à Psicologia da Educação, A Psicologia e seu objeto de estudo História da Psicologia e o nascimento da Psicologia científica, Principais teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, As interfaces entre Psicologia e Educação, Psicologia e a formação do professor.

Bibliografia
1.          BOCK, Ana Maria Bahia; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. refor. ampl. Sãa Paulo : Saraiva, 2002. 2.          GOULART, |. B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1987. 3.          WERTHEIMER, Michael. Pequena história da Psicologia. São Paulo: Editora Nacional, 1989. lis

Bibliografia Complementar
1.           ABERASTURY, Arminda.; KNOBEL, Maurício. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. 3. ed. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1984. 2.           FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Imago, 1994. 3.           NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995; 4 4.           PENTEADO, W. M. A. Psicologia e Ensino. São Paulo: Papelivros, 1980. 5.           KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: o mestre do impossível São Paulo: Scipione, 2001.
Carregando...