Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Imagem ( COS10415 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Estudar teorias que fundamentaram o cinema narrativo clássico, assim como as que surgiram com as diferentes escolas cinematográficas, do tempo das vanguardas artísticas às reflexões semióticas do início dos anos 70. Específicos: Estudo das primeiras teorias do cinema. As reflexões provenientes da vanguarda francesa, da escola soviética, da escola alemã. Justificativa artística do cinema. Teoria da montagem. Fenomenologia do cinema. Realismo cinematográfico em André Bazin e Sigfried Kracauer; plano-seqüência: duração e verdade. Antropologia e o audiovisual em Edgar Morin. Semiótica e cinema, em Christian Metz. O pensamento cinematográfico alternativo a Hollywood.

Ementa
A teoria do cinema narrativo clássico. As teorias da vanguarda francesa. Montagem e ideografia. Fenomenologia do cinema. Audiovisual e realidade. Teoria do plano. Antropologia do audiovisual.

Bibliografia
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema – uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema – Antologia. 3ªed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Graal,  2003.

Bibliografia Complementar
AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina. Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea. Teorias de cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora 34/EDUSP, 1995. STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. 3ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Carregando...