Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Lab de Práticas Culturais: Cânones da crítica brasileira ( LET05087 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
• Introduzir o aluno na leitura e na análise de textos críticos canônicos sobre a Literatura Brasileira e as Literaturas de Língua Portuguesa e sua cultura; • Introduzir o aluno na reflexão e no debate acerca do pensamento crítico brasileiro manifestado em vozes representativas que se ocuparam e se ocupam dos problemas de nossa formação e construção culturais, em especial de nossa formação e construção literárias, num recorte que vai do século XIX aos nossos dias; • Proporcionar ao aluno de Literatura Brasileira e de Literaturas de Língua Portuguesa um repertório que possa auxiliá-lo na tarefa de estimular discussões críticas sobre questões de literatura, em especial, e sobre cultura, num espectro mais amplo, em sala de aula. 

Ementa
Reflexão e prática em torno de textos e questões fundamentais da cultura brasileira, em perspectiva transdisciplinar, destacando-se a importância dos paradigmas criados pela tradição crítica brasileira para a leitura contemporânea da literatura e da cultura nacional, como forma de subsidiar a formação reflexiva e teórica do futuro professor de Literatura Brasileira e Literaturas de língua portuguesa.

Bibliografia
CORDEIRO, Rogério et al. A crítica literária brasileira em perspectiva. Cotia: Ateliê, 2013. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

Bibliografia Complementar
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002. ASSIS, Machado de. Literatura Brasileira: instinto de nacionalidade. In: CRÍTICA literária. São Paulo: W. M. Jackson, 1962. HOLANDA, Sérgio Buarque de. O espírito e a letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 2 v. SCHWARZ, Roberto. Que horas são? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Carregando...