Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Práticas Culturais: Leitura e Ensino ( LET05837 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Discutir questões teóricas e metodológicas relacionadas ao ensino de leitura na escola básica;  Identificar procedimentos, capacidades e estratégias de leitura e refletir sobre as implicações no ensino;  Examinar e comentar as concepções de leitura apresentadas nas orientações curriculares nacionais;  Analisar propostas de leitura em contexto escolar, reconhecendo sua importância na formação de leitores;  Elaborar propostas didáticas de leitura passíveis de serem utilizadas na escola básica; 

Ementa
Leitura de textos diversos: literários, acadêmicos, científicos, jornalísticos etc. Estratégias de leitura. A leitura no ensino.

Bibliografia
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006;  GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999;  KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2005; 

Bibliografia Complementar
BORTONI-RICARDO. S. M. et al. (Orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012;  CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Ed. da UNESP, 2002;  ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015;  SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.; MORTATTI, M. do R. L. (Orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, 2014;  STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014; 
Carregando...