Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Química e seu Ensino ( ECH14297 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir sobre a docência na escola do campo a partir do currículo e da prática pedagógica do ensino de química. Conhecer e discutir as propostas curriculares para o ensino de Química na escola do campo. Compreender a elaboração de planejamento de aulas e proporcionar a discussão sobre os instrumentos de avaliação no ensino de Química na escola do campo. Conhecer, analisar e aplicar as diferentes estratégias de mediação pedagógica, propostas metodológicas, modalidades e recursos, coerentes com os objetivos propostos para o ensino de Química na escola do campo.

Ementa
Atividade de caráter teórico-prático sobre aspectos da docência interdisciplinar em Ciências e Química na perspectiva da educação do campo. Elaboração de Plano de Estudos e Plano de Trabalho do discente, criação de materiais didáticos e execução de propostas interdisciplinares de aprendizagem e ensino para os anos finais do ensino fundamental e para o Ensino Médio e ações extracurriculares das escolas do campo. Análise das Legislações específicas do ensino de Ciências e Química, nas modalidades regular e EJA. Elaboração do Planejamento Pedagógico e dos planos de aula. Análise e produção de material didático; discussões sobre propostas curriculares e estratégias de avaliação adequados à educação do campo.

Bibliografia
FERNANDES, Maria Luiza Machado.  O ensino de química e o cotidiano . 20. ed. Curitiba, PR: IBPEX, 2007. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloisio (Org .). Ensino de química em foco . Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2007.

Bibliografia Complementar
CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. DELIZOICOV, Demétrio et al.  Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2002. FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex, 2007. MALDANER, Otavio Aloisio.  A formação inicial e continuada de professores de química : professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2006. ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (Org.).  Educação química no Brasil:  memórias, políticas e tendências. Campinas, SP: Átomo, 2012.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.