Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Simulação Clínica em Saúde: Conceitos e Aplicação na Formação Profissional ( PENF0071 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Aprendizagem significativa e simulação; Treinamento de habilidades; Complexidade da simulação; Simuladores; Design instrucional das estações simuladas; Pacientes simulados; Moulage; Educação e trabalho interprofissional; Simulação interprofissional; Simulação clínica no ensino e avaliação em saúde; Feedback e debriefing; Habilidades não técnicas; Instrumentos de medida e avaliação utilizados no ensino simulado

Ementa
Fundamentos da simulação clínica em saúde e sua aplicação na formação profissional;  os diferentes níveis de complexidade da simulação clínica; a fidelidade dos recursos físicos e materiais utilizados em atividades simuladas; os recursos humanos necessários em atividades simuladas; os métodos para o uso da simulação clínica; a montagem de estações simuladas, incluindo o planejamento, a aplicação e a avaliação; o uso da simulação clínica no ensino e no aperfeiçoamento de profissionais; o uso de instrumentos de medida no ensino simulado; a simulação interprofissional e sua utilização prática; atividades simuladas em diferentes níveis de complexidade e com o uso de distintos recursos e simuladores.

Bibliografia
SCALABRINI NETO. A, FONSECA, AS, BRANDÃO, CFS. Simulação realística e habilidades na saúde. 2. Ed.  Atheneu, 2021. AKAIKE M, FUKUTOMI M, NAGAMUNE M, et al. Simulation-based medical education in clinical skills laboratory. Journal of Medical Investigation v. 59 p. 28-35, 2012.  BAMBINI, D. Writing a simulation scenario: a step-by-step guide. Advanced Critical Care, v. 27, n. 1, p. 62-70, 2016. BURGESS, A. et al. Medical student experience as simulated patients in the OSCE. The Clinical Teacher, v. 10, n. 4, p. 246-50, Aug. 2013.  COOREY, Jillian. Active Learning Methods and Technology: Strategies for Design Education. International Journal of Art & Design Education, v. 35, n. 3, p. 337-347, 2016.  COSTA, R. R. de Oliveira et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma Reflexão acadêmica. REVISTA ESPAÇO PARA A SAÚDE. v. 16 p. 59-65, 2015.  HSU, L. L.; CHANG, W. H.; HSIEH, S. I. The effects of scenario-based simulation course training on nurses’ communication competence and self-efficacy: a randomized controlled trial. Journal of Professional Nursing, v. 31, n. 1, p. 37-49, Jan. 2015.  KYAW TUN, J. et al. Redefining simulation fidelity for healthcare education. Simulation & Gaming, London, v. 5, Apr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 março 2022. PAGE-CUTRARA, K.; TURK, M. Impact of prebriefing on competency performance, clinical judgment and experience in simulation: an experimental study. Nurse Education Today, v. 48, p. 78-83, 2017.

Bibliografia Complementar
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