Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PROJETO DE ARQUITETURA VI ( ARQ03616 )
Unidade:
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Representar criticamente o ambiente físico/ ambiental/social, da metrópole e da inserção da área de estudo, de forma a compreender os processos históricos, sociais, políticos e econômicos, os conceitos urbanísticos que configuraram o atual cenário, as infra estruturas e suas relações com a natureza e a paisagem, o cotidiano e o extraordinário.  Propor atividades- através de debates, entrevistas, pesquisas- ,deslocamentos, práticas sociais e culturais e modos de que atendam e expandem as demandas locais e metropolitanas, que definem um programa de usos e transformações físicas e sociais da área em estudo e do seu entorno urbano próximo. Desenvolver metodologias de representação e análise do ambiente que estimulem a observação crítica, o registro e o desenho do objeto arquitetônico/urbano, de suas imagens e complexidades, de forma abrangente e articulado com as questões e inserções formais, ambientais, culturais, econômicas e sociais. Estimular a capacidade de síntese, na formulação de conceitos, propostas e intervenções físicas e da avaliação dos resultados esperados, contidos nas decisões e soluções arquitetônicas/urbanas propostas. Qualificar, a partir do projeto, os espaços e contexto urbano segundo conceitos: aberto. fechado, público. privado e individual . coletivo, próximo . distante, feliz. infeliz. etc. Definir os critérios e indicadores sócio-culturais-econômicos estéticos a serem aguardados, desejados, como resultados e frutos dos projetos e programas e projetos propostos e ser capaz de apresentar, defender e debater, com colegas, professores, técnicos, instituições e comunidades urbanas o seu projeto, justificativas e resultados desejados.

Ementa
Escala metropolitana. Exercício de projeto para equipamentos urbanos de pequeno, médio e grande porte e para a solução de problemas específicos de desenho da cidade. Temática variada e conjuntural. Estudo comparativo de alternativas para a solução de um dado problema.

Bibliografia
Byung-Chul Han Psicopolítica- O neoliberalismo e as novas técnicas do poder, Belo Horizonte, Editoras Ayne, ( 2014),2018 Byung-Chul Han A salvação do belo, Lisboa, Relógio d’água editorias, (2015), 2016 Debord, Guy. A sociedade do espetáculo, Rio de Janeiro, Contraponto, (1967), 1997, 2016 Lipovetsky, Gilles. Da leveza- Para uma civilização do ligeiro, Lisboa, edições 70, (2015), 2016 Lipovetsky, Gilles. A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista, São Paulo, Companhia das letras, (...),2015, capítulo 5 A cidade a consumir, p 315-325Metrópole-cidade-arquitetura Ascher, François. Los Nuevos princípios del urbanismo, alianza editorial, Madrid, (2004) 2010 A.Krista O campo ampliado da arquitetura, Cosac Naïf, São Paulo, (2013) , 2010 Cacciari, Massimo A cidade, Barcelona, editora Gustavo Gili,(2004), 2010 Lynch, Kevin. La Buena Forma de La Ciudad. Barcelona:Gustavo Gili, 1985 Mongin, Olivier. A condição urbana, a cidade na era da globalização, estação liberdade, São Paulo, (2009) 2015 Montaner, Josep Maria. A condição contemporânea da arquitetura, editora, Gustavo Gili, Barcelona, 2016 Montaner, Josep Maria Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação, São Paulo, Gustavo Gilieditores, 2017 Sennett, Richard. Construir e habitar Ética para uma cidade aberta, Rio de Janeiro, Record, 2018 Sennett , Richard. Carne e pedra. O corpo a cidade na civilização ocidental, Rio de janeiro, Record, ( 1994), 1998 GeralAugé, Marc Para onde foi o futuro, Campinas, Papirus, (2011,2012 Harari, Yuval Noah. 21 lições para o século XXI, São Paulo,Companhia das letras (2018), 2018 Han, Byung-Chul O aroma do tempo - Um ensaio filosófico sobre a arte da demora, Lisboa, relógio d’água editores, 2016 Han, Byung-Chul Topologia da violência, Petrópolis, Vozes,2017 RepresentaçãoHan, Byung-Chul No enxame Perspectivas do digital, Petrópolis, editora Vozes ( 2013), 2018 Corte Real. Eduardo O triunfo da virtude as origens do desenho arquitetônico, Lisboa, Livros horizonte, 2001 Farinaccio, Pascoal A casa, a nostalgia e o po’ : A significação dos ambientes e das coisas nas imagens da literatura e docinema, Belo Horizonte, 20192020 Carvalho, Bruno. Cidade Porosa : dois séculos da história cultural do rio de janeiro, Rio de Janeiro, Objetiva, 2019 Castro, Ruy Metrópole a beira mar: O rio moderno dos anos 20,São Paulo, Companhia das Letras, 2019 Didi-Huberman, Georges Atlas ou, o gaio saber inquieto, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018 Glaser, Edward. Os centros urbanos, Rio de janeiro, Elsevier,2010

Bibliografia Complementar
Carregando...