Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEOR E HIST DA ARQ E URBANISMO I ( ARQ03596 )
Unidade:
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Possibilitar ao aluno o conhecimento das teorias e dos contextos histórico-sociais que envolveram os processos de produção da arquitetura e formação das cidades desde a Idade Média até o final do século XVIII, compreendendo tais processos como manifestações que envolvem simultaneamente aspectos artísticos, sociais e técnicos. Estudar as linguagens estilísticas da arquitetura e da cidade no período em questão e estimular a capacidade de análise crítica e histórica dos mesmos.

Ementa
Abordagem das concepções da arte e arquitetura, das práticas construtivas e projetivas, das tipologias dos edifícios e características das cidades do medievo ao iluminismo. O contexto social, político e econômico na Europa e nas colônias no continente americano. Arquitetura dos missionários, o barroco e rococó, arquitetura civil e militar na Europa e no Brasil. O Projeto clássico formalizado a partir do renascimento até o iluminismo, abordagem das consequências sincrônicas e diacrônicas.

Bibliografia
CHUECA GOITIA, Fernando. Breve história do urbanismo. Lisboa: Presença, 1996. LAMAS, José. M. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1992. PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. SANTOS, Paulo F. Formação de cidades no Brasil colonial. V Colóquio Internacional de Estudos luso-brasileiros. Coimbra, 1968.

Bibliografia Complementar
ALVIM, Sandra. Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: as três fases. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015. ____.Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: plantas fachadas e volumes. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999. BAZIM, Germain. A arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. 2v. BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 1983. BURY, John. Arquitetura e arte no Brasil colonial. São Paulo: Nobel, 1991. COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do IPHAN, nº 26, 1997. HAUSER, Arnold. Maneirismo: a crise da renascença e o surgimento da arte moderna. São Paulo: Perspectiva: Universidade de São Paulo, 1976. LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992. REIS FILHO, Nestor Goulart. Imagens de vilas de cidades do Brasil colonial. São Paulo: EDUSP FAPESP, 2000. ____. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2000. SANTOS, Paulo F. Quatro séculos de arquitetura. Rio de Janeiro: IAB, 1981. SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
Carregando...