1. ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1994.
2. CHALMERS, A. O que é Ciência, Afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
3. GOULD, S. J. A Falsa Medida do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
4. LEVY-LEBLOND, J-M. A Velocidade da Sombra: Nos limites da ciência. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009
5. RICOEUR, P. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
6. STIGGER, M. P. (Org.) Educação Física + Humanas. Campinas: Autores Associados, 2015.
7. MOROSINI, M.C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação | Santa Maria | v. 40 | n. 1 | p. 101-116 | jan./abr. 2015. ISSN: 0101-9031 http://dx.doi.org/10.5902/1984644415822.
8. SANTOS, V.Z; SILVA, M. R. da C.; BARROS, V. L. S. A construção do conhecimento: Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. Boa Vista/RR – julho de 2020. ISSN 1981-4127. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073.
9. BUSKO, P. S. A incomensurabilidade na ciência e suas implicações na divulgação científica a partir da epistemologia de Thomas Kuhn. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 241-257, set./dez. 2019.
10. CAMARGO, A.C. de; MALDONADO, L. E. MANUAIS CIENTÍFICOS E OS SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS. Tópicos Educacionais, Recife, v. 26, n.1, p. 153-164, jan/jun. 2020.