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Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ciência e Método ( PGEF0001 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A ciência e os códigos éticos: o que é normalidade? O método científico: a observação, adoção e rejeição de modelos, a ciência como disciplina intelectual, a comunidade científica. Perspectivas sócio-históricas sobre a ciência moderna. Ciência e ideologia. Ciências fundamentais e ciências aplicadas. Ciência, poder político e ético. Ciência, verdade e idealismo. Como articular ciência e ética? Ciência e método na educação física brasileira.

Bibliografia
1. ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1994. 2. CHALMERS, A. O que é Ciência, Afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993. 3. GOULD, S. J. A Falsa Medida do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 4. LEVY-LEBLOND, J-M. A Velocidade da Sombra: Nos limites da ciência. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009 5. RICOEUR, P. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. 6. STIGGER, M. P. (Org.) Educação Física + Humanas. Campinas: Autores Associados, 2015. 7. MOROSINI, M.C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação | Santa Maria | v. 40 | n. 1 | p. 101-116 | jan./abr. 2015. ISSN: 0101-9031 http://dx.doi.org/10.5902/1984644415822. 8. SANTOS, V.Z; SILVA, M. R. da C.; BARROS, V. L. S. A construção do conhecimento: Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. Boa Vista/RR – julho de 2020. ISSN 1981-4127. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073. 9. BUSKO, P. S. A incomensurabilidade na ciência e suas implicações na divulgação científica a partir da epistemologia de Thomas Kuhn. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 241-257, set./dez. 2019. 10. CAMARGO, A.C. de; MALDONADO, L. E. MANUAIS CIENTÍFICOS E OS SEUS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS. Tópicos Educacionais, Recife, v. 26, n.1, p. 153-164, jan/jun. 2020.

Bibliografia Complementar
CHRETIEN, C. A ciência em ação: mitos e limites. Campinas: Papirus, 1994. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989. LAKATOS, I,; MUSGRAVE, A. (Org.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.