Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estratégias didáticas para o Ensino de Biologia ( BIO14919 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ao final da disciplina espera-se o licenciando seja capaz de: - Identificar e aprofundar o estudo de conteúdos estruturantes e conteúdos complexos de Biologia; - Abordar os conteúdos estudados em situações de ensino e aprendizagem, de forma problematizadora, com elaboração e utilização de estratégias e recursos didáticos criativos.

Ementa
Identificação e estudo de conteúdos estruturantes e conteúdos complexos que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica  presentes nas diretrizes curriculares nacionais. O processo de transposição didática: problematização de conteúdos estruturantes e conteúdos complexos da Biologia em estratégias didáticas diversificadas e na elaboração de recursos didáticos. 

Bibliografia
CHASSOT, A. I.  A ciência através dos tempos . 2 a ed. reform. São Paulo, SP: Moderna, 2004. 280 p. (Polêmica). FREIRE, Paulo.  Educação e mudança.  31a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 79 p. (Educação e comunicação ; 1).  KRASILCHIK, M.  Prática de ensino de biologia . 4a ed., rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2004. 199 p.

Bibliografia Complementar
ARAÚJO, M. P. M. (Org.).  (Org.).  Com (ciências): em discussão o ensino de ciências e de biologia : aulas práticas, visitas a campo, espaços não formais, projetos, documentos nacionais e inclusão. 2a ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018. 278 p. CASSIANI, S.; Silva, H. C.; PIERSON, A. H. C. (Org.)  Olhares para o Enem na educação científica e tecnológica . Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013. 368 p.  MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S.   Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos . São Paulo: Cortez, 2009.  FRANCO, M. A. S.  Pedagogia e prática docente . 1 a  ed. São Paulo: Cortez, 2012. 239 p. (Coleção docência em formação : saberes pedagógicos)  STRECK, D. R. (Org.).  Educação básica e o básico na educação . Porto Alegre, RS: Sulina: Unisinos, 1996. 223 p. (Série limiar)
Carregando...