Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso I ( TEP14941 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
●         Compreender a natureza da pesquisa em Educação; ●         Identificar principais tendências e perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências; ●            Identificar possibilidades de investigação e/ou intervenção no campo da Educação em Ciências com vistas à elaboração de projeto de natureza investigativa e/ou de extensão.

Ementa
Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação. Prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências. Elaboração de projeto de pesquisa e/ou extensão.

Bibliografia
ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais . Rio de Janeiro: Pioneira Thompson Learning, 2008. CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa: Para o Professor Pesquisador . Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa . São Paulo: Atlas, 2002.

Bibliografia Complementar
CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 2ª  ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. CARVALHO, A.P. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. ESPINOZA, A.M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação de alunos. São Paulo: Ed. Ática, 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos.2 ed. Edufes. 2015. 92 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização de Referências  NBR 6023:2002. Edufes. 2015. 78 p.
Carregando...