Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais no Ensino de Biologia ( TEP14913 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
·          Compreender os pressupostos teóricos e metodológicos envolvidos na abordagem dos principais temas ligados ao ensino de Ciências e Biologia da atualidade; ·          Analisar temas atuais no ensino de Ciências e Biologia na contemporaneidade, compreendendo a importância dos mesmos para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, para a formação para a cidadania e para a justiça social. ·          Problematizar os desafios e possibilidades da abordagem de temas atuais no ensino de ciências e biologia na perspectiva da docência na educação básica.  

Ementa
Temas bioéticos; educação ambiental; educação em saúde; educação e sexualidade; ética e pluralidade cultural e outros temas presentes no currículo de Ciências e Biologia na educação básica; o exercício da docência, democracia, cidadania e justiça social.

Bibliografia
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica . MEC: 2013. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. Justiça social: desafio para a formação de professores. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. ENGELHARDT, H.T. Fundamentos da Bioética . São Paulo: Edições Loyola 1998.

Bibliografia Complementar
BRASIL.  Parâmetros Curriculares Nacionais : Temas transversais: ética, pluralidade cultural, saúde, meio ambiental, orientação sexual. MEC, 1997. CAMPOS, Carlos Roberto Pires (Org.).  Aulas de campo para a alfabetização científica:  práticas pedagógicas escolares. Vitória, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Ifes, 2015. 284 p. DIAS, Genebaldo Freire.  Atividades interdisciplinares de educação ambiental:  práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p.  POLIGNANO, Marcus Vinícius et al. (Org.).  Abordagem ecossistêmica da saúde.  Belo Horizonte, MG: Instituto Guaicuy, 2012. 199 p. SILVA, Miriam do Amaral Jonis.  Ciências III:  os seres vivos e as relações ecológicas. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2006. 56 p. SIMÕES, Maria da Penha Caus; STANGE, Erotides Alice Rocon.  Ciências V:  o ser humano e a saúde. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2007. 104 p. WACHTEL, Gustavo; COSTA, Claúdia Maria Rocha. (Coord) PROJETO DOCES MATAS.  Brincando e aprendendo com a mata:  manual para excursões guiadas. [S.l.: s.n.], 2002. 419 p. 
Carregando...