Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Investigativas no Ensino de Biologia ( TEP14901 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
●         Reconhecer linguagens e discursos próprios da ciência e sua importância para o ensino; ●         Identificar abordagens discursivas no ensino por investigação, em Biologia; ●         Reconhecer modos de ler e escrever na Educação em Ciências; ●         Identificar e propor práticas de leitura e escrita em atividades investigativas no ensino de Biologia; ●         Compreender abordagens CTS/CTSA e indicar possibilidades para sua implementação no ensino de Biologia; ●         Identificar possibilidades de abordagem de questões sociocientíficas em uma perspectiva investigativa; ●         Familiarizar-se com práticas investigativas para o ensino de Ciências;  ●         Saber planejar e utilizar estratégias e recursos didáticos em uma perspectiva investigativa.  

Ementa
Práticas investigativas no ensino de Biologia. Linguagens e Discurso no ensino de Ciências e Biologia. Leitura e escrita na Educação em Ciências. Abordagens CTS/CTSA. Questões sociocientíficas. História da Ciência no ensino de Biologia. Planejamento e uso de estratégias e recursos educativos em uma perspectiva investigativa: livros didáticos, paradidáticos, jogos, modelos, experimentos, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Biologia.

Bibliografia
CARVALHO, A.P. Ensino de Ciências : Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003. ESPINOZA, A.M. Ciências na escola : novas perspectivas para a formação de alunos. São Paulo: Ed. Ática, 2010 SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R.  Educação em química : compromisso com a cidadania. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

Bibliografia Complementar
CACHAPUZ, A. et al. (Org.).  A Necessária renovação do ensino das ciências. 2ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. CASSIANI, S.; SILVA, H. C.; PIERSON, A. H. C. (Org.) Olhares para o Enem na educação científica e tecnológica. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013. 368 p. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.  CHASSOT, A. I. A ciência através dos tempos. 2ª  ed. reform. São Paulo, SP: Moderna, 2004. 280 p. (Polêmica) MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S.  Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. STRECK, D. R. (Org.). Educação básica e o básico na educação. Porto Alegre, RS: Sulina: Unisinos, 1996. 223 p. (Série limiar). 
Carregando...