Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CULTURAIS: CRIAÇÃO LITERÁRIA: GÊNEROS ( LET06244 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Introduzir o aluno à produção literária, em seu aspecto teórico e prático. Proporcionar ao aluno, por meio da produção literária, conhecimento e exercício da linguagem literária e de seus gêneros. Orientar o aluno na percepção da importância dessa prática para a formação do profissional em Letras. Estimular o aluno no desenvolvimento de sua sensibilidade, criatividade e crítica na relação produtor-receptor-texto literário.

Ementa
A criação literária nas modalidades poesia, conto, crônica, romance e teatro. Prática de escrita de texto literário.

Bibliografia
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Gêneros literários. In: ______. Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Almedina, 2007. p. 339-401.SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2004.SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007.

Bibliografia Complementar
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Oficina Literária: um lugar na escola. Revista Onda Jovem, São Paulo, n. 18, p. 32-35, 2010. Disponível em:<http://www.ondajovem.com.br/acervo/18/oficina-literaria>. Acesso em: out. 2016. EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura. In: ______. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p. 1-17. MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12. ed. revista e ampliada. São Paulo: Cultrix, 2004. PIRES, Orlando. Gêneros literários. Formas de narrativa. In: ______. Manual de teoria e técnica literária. Rio de Janeiro: Presença, 1981. p. 59-89; p. 114-141. STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
Carregando...