Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LAB. PRÁT. CULT.: LEITURA LITERÁRIA - FORMAS DE INTERVENÇÃO ( LET06113 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Introduzir o aluno nos conceitos de leitura e de leitura literária, assim como de suas práticas.  Introduzir o aluno nos conceitos e referenciais que o auxiliem na compreensão da Literatura como fenômeno cultural e como objeto de políticas públicas vigentes no País.  Contextualizar o aluno do curso em relação às demandas e condições locais de promoção da leitura literária.  Estimular o aluno na experimentação e no desenvolvimento de ações e de projetos voltados para a mediação de leitura literária em espaços escolares e/ou não escolares.                                                              

Ementa
Discussão sobre as práticas de leitura literária nos contextos do ensino e da circulação de produtos de cultura, com vistas à formação do docente como mediador de leitura em espaços escolares ou não escolares.

Bibliografia
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2006.  ABREU, Márcia. Os caminhos dos livros. 2. ed. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, Mercadode Letras, 2012. AMORIM, Galeno. (Org.). Políticas públicas do livro e leitura. São Paulo: Cultura Acadêmica; BrasíliaOEI, 2006.

Bibliografia Complementar
CHARTIER, Roger (Org., dir.). Práticas da leitura. 2. ed. revista. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. GREGÓRIO FILHO, Francisco (Org.). Leitura, saber e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, PROLER, 1994. MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SILVA, Mauricio da. Repensando a leitura na escola: um outro mosaico. Rio de Janeiro: Diadorim; Niterói: Eduff, 1995.
Carregando...