Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Lab. Prát. Cult.: Prática de Líng. Estrang.: Produção e Recepção Oral ( LET10250 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 Aperfeiçoar a competência comunicativa desenvolvendo as capacidades de compreensão e expressão orais.  Compreender e expressar ideias cotidianas, de nível intermediário, em língua espanhola, de forma oral;  Aperfeiçoar a prática da pronúncia.  Apresentar as variedades linguísticas (geográficas, sociolinguísticas e estilísticas) da Espanha e da  Hispano-américa;  Revisar e aprofundar campos temáticos, estruturas gramaticais e lexicais;  Identificar os usos dos marcadores discursivos em diferentes contextos comunicativos em língua Espanhola;  Compreender as mensagens orais e expressar-se adequadamente em situações comunicativas da vida cotidiana.

Ementa
Prática de produção e compreensão oral. As características da comunicação oral na sala de aula e no “mundo real”. Integração da expressão oral com as demais destrezas.

Bibliografia
LUSOHABLANTES, 13., 2005, São Paulo, SP. Actas del XIII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes: nuevos enfoques de la gramática en la enseñanza del español como lengua extranjera, São Paulo, 29 de octubre de 2005. BARALO OTTONELLO, MARTA. La interlengua del hablante no nativo. In: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (eds.): Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid. SGEL (879–898). PINILLA GÓMEZ, Raquel (2004). “La expresión oral”. In: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (eds.): Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid. SGEL (879–898).

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria de educação fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 1999. PIZARRO, Edna Gisela; SILVA, Marisa do Carmo. Orientaciones para la enseñanza de ELE: más de 100 actividades para dinamizar la clase de español. Brasília, DF: Embajada de España en Brasilia. Consejeria de Educacion y Ciência, 2007. POLO SÁNCHEZ, Ainoa. Aprendiendo español en el aula: un cuentacuentos para la clase de E/LE. Brasília, DF: Embajada de España en Brasil, 2008 VADEMÉCUM para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). 2. ed. Madrid: Sociedad General Española de Librería, 2005.
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