Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Epidemiologia Nutricional ( DIS16633 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Habilitar o discente a utilizar instrumentos epidemiológicos adequados com vistas a compreender e analisar criticamente o processo saúde doença, em especial a contribuição/associação da alimentação e nutrição e seus fatores relacionados na ocorrência de agravos à saúde de populações. Discutir as bases conceituais da epidemiologia para compreensão dos mais importantes problemas de saúde coletiva. Instrumentalizar o estudante para compreensão do método epidemiológico e sua utilização para responder aos desafios da área da saúde, em especial da nutrição. Proporcionar ao estudante e futuro profissional, conhecimentos necessários para que baseie sua prática diária na análise crítica de dados de investigação científica.

Ementa
Desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências para utilizar a epidemiologia como ferramenta para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas, programas e ações relacionadas à saúde humana e à alimentação e nutrição por meio da aquisição de fundamentos instrumentais sobre o histórico da ciência da epidemiologia, o processo saúde doença, o método epidemiológico, a frequência e os determinantes dos problemas de saúde e seus impactos na saúde coletiva.

Bibliografia
MEDRONHO, R. A. (Ed.). Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 685 p. ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. da (Org). Epidemiologia & saúde. 8. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 719 p. KAC, G.; SICHIERI, R.; GIGANTE, D. P. (Org.). Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Atheneu: Ed. Fiocruz, 2007. 579 p.

Bibliografia Complementar
CAMPOS, G. W. de S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed., rev. e aum. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. ROTHMAN, K. Epidemiologia moderna. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. Recurso online. BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. atual. São Paulo: Santos, 2003. 175 p. BRASIL. Guia de Vigilância Epidemiológica. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: /bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_7ed.pdf >. BRASIL. Situação alimentar e nutricional no Brasil: excesso de peso e obesidade da população adulta na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atlas_situacao_alimentar_nutricional_populacao_adulta.pdf>.
Carregando...