Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Antropologia da Alimentação ( DIS16622 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Despertar nos estudantes a consciência dos valores da ciência nutricional oportunizando o desenvolvimento das competências pertinentes à nutrição básica. Analisar o sistema de saúde em suas particularidades e relações com os processos sociais mais amplos que conformam o campo da saúde. Entender a antropologia como campo de estudo, bem como a história do pensamento antropológico: teorias, métodos e práticas. Inserir o conhecimento a cerca da antropologia alimentar no Brasil, suas tendências e estudos atuais.

Ementa
Percepções do processo saúde e doença em diferentes grupos étnicos e populacionais e as perspectivas quanto ao trabalho em saúde. A importância da Nutrição como uma questão política e social. A Antropologia como reconstrução teórica da realidade social. Estudo sobre a evolução da alimentação do homem ao longo dos séculos. Histórico e contemporaneidade da Dietética. Conceitos e terminologias dietéticas. Hábitos alimentares. Os códigos que regulam a produção e o consumo de alimentos. O encontro etnográfico e o diálogo teórico-prático: a herança e a realidade negra e indígena na formação da cultura alimentar brasileira.

Bibliografia
LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 274 p. BOSI, M. L. H. Profissionalização e conhecimento: a nutrição em questão . 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1996. ORNELLAS, L. H. Alimentação através dos tempos. 4. ed. EdUFSC, 2008. 304p. CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 306 p.

Bibliografia Complementar
CONTRERAS, J.; GRACIA ARNAIZ, M. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011. 495 p. CANESQUI, A. M. Ciências Sociais e saúde para o ensino médico. São Paulo: Hucitec, 2000. 283p. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. 213 p. POULAIN, J. Sociologia da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar . Ed. da UFSC, 2004. 311 p. QUEIROZ, M. S.; FREITAS, S. F. T. Saúde e doença: um enfoque antropológico. Bauru: EDUSC, 2003. 228 p.
Carregando...