Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Interartes I: Processos poéticos artístico-culturais em arte e tecnologia ( PPGA0304 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Articulação prático-teórica em arte e tecnologia. Estudos avançados sobre os processos criativos e suas questões estéticas e éticas verificadas no processo criativo entre as práticas artísticas e a obra apresentada nos meios tecnológicos; foco na produção poética em arte e tecnologia do doutorando e suas correlações conceituais.

Bibliografia
ANDRADE, Rachel Gazzola. “Considerações sobre a palavra pragma”. COGNITIO: Revista de Filosofia, São Paulo, PUC-SP, n.1, nov, 2000, p. 8-18. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13386 BESNIER, Bernard. “A distinção entre praxis e poiêsis em Aristóteles”. Revista Analytica, v.1, n.º3, 1996, p.127-163. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/viewFile/394/351 CIRILLO, José; GRANDO, Ângela; (Org.). Arqueologias da Criação. Estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte: C/Arte. 2009. COLOMBO, Fausto. Os Arquivos Imperfeitos. São Paulo: Perspectiva,1991. DERDYK, Edith. Linha do horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo, Escuta, 1999. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. GATTI, Fábio L. O. “A formação da obra de arte como pesquisa: formatividade e metodologia em processos criativos”. Revista PÓS. Belo Horizonte, UFMG, v.8, n.15, maio de 2018. P.1-20. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15603/pdf_1 GRÉSILLON, Almuth, Elementos de crítica genética. Porto Alegre, UFRGS, tradução de Cristina de Campos Velho Birk, 2008. HAY, Louis. A montante da escrita. Tradução de José Renato Câmara. Papéis Avulsos, Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, n. 33, 1999. p. 5 -19.LANCRI, Jean. “Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade”. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org). O meio como ponto zero. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002. p.15-33. PASSERON, René. “Da estética à Poiética”. PORTO ARTE. Porto Alegre, UFRGS, v.8, n.15, nov. 1997, p.103- 116. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27744 REY, Sandra. “ Da prática à teoria: três instâncias metodológicas na pesquisa em Poéticas Visuais”. PORTO ARTE. Porto Alegre, UFRGS, v.7, n.13, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713 REY, Sandra. “Por uma abordagem metodológica da pesquisa em Artes Visuais”. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org). O meio como ponto zero. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002. p.123- 40 SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2000. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Fapesp/ Annablume, 1998.ZULAR, Roberto (Org.) Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.

Bibliografia Complementar
Carregando...