ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira Coelho. São Paulo: Max Limonard, 2005.
ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 2003
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000
BORBA FILHO, Hermínio. A história do espetáculo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, [1968] 2004.
BUCHNER, Georg. Woyzeck.Vitória:TEC.2006
BRECHT, Bertolt. Baal. Rio de Janeiro: Civilização,2005.
Cadernos de teatro (Teatro Tablado, direção de Maria Clara Machado), Rio de Janeiro, n. 1-123.
CAMPOS, Geir. Glossário de termos técnicos do espetáculo. Rio de Janeiro: Ediouro. 2005
DA COSTA, José. “Narração e representação do sujeito no teatro contemporâneo”. In: O Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro : UNIRIO; PPGT; ET, 2000, p. 3 – 24 (n. 9)
GAMA, Oscar. História do teatro capixaba: 395 anos. Espírito Santo: FCAA/FCES, 1981.
GASSNER, Jonh. Mestres do teatro I. São Paulo: Perspectiva, 1973.
______________. Mestres do teatro II. São Paulo: Perspectiva, 1973.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2004.
MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989
PAVIS,Patrice. A Análise dos Espetáculos.São Paulo perspectiva, 2005.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed.perspectiva. 2005.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. Coleções Princípios. 2005.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro : 1570 – 1908. São Paulo : EdUSP, 1999
__________ O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1996
REVERBEL, Olga. O texto no palco. Porto Alegre: Kuarup, 2004.
RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva.Rio de Janeiro, 2005.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral: 1880-1980. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, [1982] 2005.
____________. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro : Zahar, [2003] 2006.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880 – 1950) . São Paulo : Cosac & Naify, 2001