ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira coelho. São Paulo, Max limonad, 2010.
ASLAN,Odette . Le Corps en Jeu. CNRS Éditions. Paris, 20010.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo:Perspectiva,2014.
BARBA, Eugenio. A canoa de papel, tratado de antropologia teatral. São Paulo:Editora Hucitec. 2010.
- A arte secreta do ator. São Paulo:Hucitec. 2014.
___________Brûler as Maison. Montpellier-L’Entretemps.2014.
BONFITTO, Mateo. O ator compositor.São Paulo:Perspectiva,2006.
BRECHT, Bertholt. O teatro Épico. Rio de janeiro: Editora nova. 2006[1978].
BROOK, Peter. O Teatro seu Espaço. Petrópolis: Ed. Vozes.1970/2004.
____________ Ponto de Mudança. 1946-1987. Rio de janeiro:Ed. Civilização Brasileira,2006.
HACKER, P.M.S. Wittgenstein, sur la nature humaine. Paris:Éditions du Seuil, 2005.
COHEN,Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Ed.
Perspectiva, 2010.
_____________Work in progress na cena contemporânea.. São Paulo: Ed. Perspectiva. 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quand lês imagens prennent Position.Paris: Éditions de Minuit.2013
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator.São Paulo: Editora UNICAMP,2006.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre. Editora civilização Brasileira, 1980.
____________ "Arte como veículo", tradução livre de Cesar Huapaya, Vitória, Teatro Experimental Capixaba. Cadernos.2014
HUAPAYA, Cesar. As artes performativas e as práticas performativas como novo paradigma do teatro. Paris: Arts Paris 8,n.10. 2014.
_____________ A captura de energia feita pelo performer nos tecidos performativos eo dispositivoda performancesão uma cultura orgânicado espaço?Abrace IV Congresso. Rio de Janeiro: 7 Letras,2009.
____________ Montagem e imagem como paradigma. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre,V.1,p. 110-123,Jan./Apr.2016.
LAPLANTINE, François. L'anthropologie. Payot: Paris.2005[1995].
____________________La description ethnographique. Nathan: Paris, 1996.
MARTEL, Richard . Art Action, 1958/ 1998. Québec.2010.
MAUSS, Marcel. Sociologie et anthropologie, "Les techniques du corps". Paris:Puf.1980 [1950].
_____________Sociologia e antropologia. Rio de janeiro: Martins Fontes,2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. "O corpo". São Paulo: Martins Fontes. 1994/2004.
MEYERHOLD, Vsevolod. O teatro de Meyerhold. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro. 1980/2004.
KUSNET, Eugênio. Ator é Método. SNT. Rio de Janeiro. 1979.
GOLDBERG, RoseLee. Performances l'art en action. Paris:Ed. Thames & Hudson. 2010.
__________La Performances du futurisme à nos jours.Paris:Ed. Thames & Hudson. 2010.
PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos.São Paulo: perspectiva, 2014.
____________ Dicionário de Teatro, São Paulo: perspectiva. 2014.
__________La mise en scème contemporaine- Origes, tendances, perspectives. Paris :Armand Colin,2009.
PRADIER, Jean-Marie. Léthnoscénologie, vers une scénologie gérérale. L'Université des Arts, Klincksieck. 2010.
PLUCHART, François. ''Manifestes de l' art corporel''. L'art au corps, Musées de Marseille - Réunin des musées natiaux. Marseille.2010.
Revista mouvement,ns. 16,17,18, Paris, 2009 e 2010.
ROUBINE, Jean jaques. Linguagem da Encenação Teatral-1880-1980. Tradução de Yan Michalski. São Paulo: Editora Perspectiva.2010.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um Papel. Rio de Janeiro: Ed. Civilização brasileira. 1972/2006.