Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA ARTE II ( FTA04947 )
Unidade:
Depto de Fundamentos Técnico-Artisticos - CAR (atual CATAM)
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Explicar a forma artística como produto do trabalho humano, mediadora e constituinte ao desenvolvimento histórico das relações intra e entre classes sociais, evidenciando seu caráter ideológico;  Demonstrar a particularidade e a impossibilidade de cada obra ser uniformizada com outras em um estilo;  Evidenciar a irredutibilidade da obra de arte plástica, ou seja, demonstrar que, por ser sintética e diferente de outras modalidades artísticas (tais como cinema, dança, romance, etc.), não pode ser igualada ou reduzida ao texto ou linguagem.

Ementa
Apresentação e análise estética das manifestações artísticas no campo da arquitetura, intura, escultura e artes aplicadas do renascimento ao rococó.

Bibliografia
- GOMBRICH, E. H. A história da arte. São Paulo: Círculo do Livro, sd. - HADJINICOLAOU, Nicos. História da arte e movimentos sociais. Lisboa: Edições 70, 1978. (Arte & comunicação; 7) - HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1972. 2 v. - OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. Uma introdução histórica. 4 ed. São Paulo: Cultrix, 1983. - www.artcyclopedia.com

Bibliografia Complementar
- BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (História social da arte; 3) - CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain et. al. Dicionário de símbolos. 2. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. - GOLINO, William. “Crítica à arte pós-moderna”. Anais do 4º Colóquio Internacional Marx e En-gels, Centro de Estudos Marxistas, UNICAMP, Campinas, SP, 08 a 11.11.2005: http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/gt2mesa4.htm - HABERMAS, Jürgen. “Técnica e ciência enquanto „ideologia‟”. In. BENJAMIN, Walter et. al. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 313-343. (Os pensadores) - OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986. - RIPA, Cesare. Iconologia. http://emblem.libraries.psu.edu/Ripa/Images/ripatoc.htm - WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy. Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
Carregando...