- BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (História social da arte; 3)
- CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain et. al. Dicionário de símbolos. 2. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
- GOLINO, William. “Crítica à arte pós-moderna”. Anais do 4º Colóquio Internacional Marx e En-gels, Centro de Estudos Marxistas, UNICAMP, Campinas, SP, 08 a 11.11.2005: http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/gt2mesa4.htm
- HABERMAS, Jürgen. “Técnica e ciência enquanto „ideologia‟”. In. BENJAMIN, Walter et. al. Textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 313-343. (Os pensadores)
- OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
- RIPA, Cesare. Iconologia. http://emblem.libraries.psu.edu/Ripa/Images/ripatoc.htm
- WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy. Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.