Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Ensino de Teclado III ( MUS10332 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
0

Objetivos
Proporcionar experimentação prática, em articulação com os conceitos teóricos, das metodologias de ensino de fundamentos técnicos e interpretativos de instrumentos de teclado, desenvolvimento progressivo de leitura e habilidades funcionais. 

Ementa
Prática de ensino elemento melódico e sua articulação com os sistemas de notação no teclado. 

Bibliografia
ADOLFO, Antonio; CHEDIAK, Almir. . Harmonia & estilos para teclado. 4. ed. - Rio de Janeiro: Lumiar, c1994.  AUGUSTO, Sérgio. Cancioneiro Jobim: Antonio Carlos Jobim : obras completas : arranjos para piano = Complete works : piano arrangements. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2004-2007.  COLWELL, Richard.; RICHARDSON, Carol P. The New handbook of research on music teaching and learning: a project of the Music Educators National Conference. Oxford; New York: Oxford University Press, 2002.  GORDON, Edwin. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.  JOBIM, Tom. Partituras para teclado fácil: Tom Jobim : songbook. São Paulo: Irmãos Vitale, 2002.  KARPINSKI, Gary S. Aural skills acquisition: the development of listening, reading, and performing skills in college-level musicians. New York: Oxford University Press, 2000. KLICKSTEIN, Gerald. The musician's way: a guide to practice, performance, and wellness. New York, N.Y.: Oxford University Press, 2009.  SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2012. 

Bibliografia Complementar
BRINGS, Allen; BURKHART, Charles; KAMIEN, Roger; KRAFT, Leo; PERSHING, Dora. A new approach to keyboard harmony. New York: W.W.Norton & Company, 1979.  CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística: un estudio sobre los grandes compositores y el arte de la interpretación en busca de la Ur-Technik. Madrid, Espanha: Alianza Editorial, 2001.  COSTA, Carlos Henrique; MACHADO, Simone Gorete. Piano em grupo: livro didático para o ensino superior. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2012.  HILLEY, Martha; OLSON, Lynn Freeman. Piano for the developing musician. Boston: Schirmer, Cengage Learning, 2010.  JORGENSEN, Estelle Ruth. The art of teaching music. Bloomington: Indiana University Press, 2008.  KOCHEVITSKY, George A. The art of piano playing: a scientific approach. New Jersey: Summy-Birchard, 1967.  MATTHAY, Tobias. Musical interpretation: its laws and principles, and their application in teaching and performing. Nabu Press, 2010. PARENTE, Thomas J. O pianista de grupo em desenvolvimento. Charleston, 2012.  PARENTE, Thomas J. The positive pianist: how flow can bring passion to practice and performance. New York: Oxford University Press, 2015
Carregando...