Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Ensino de Conjunto II ( MUS10343 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
0

Objetivos
<!-- --> Objetivos Gerais: Trabalhar junto aos alunos as atividades que fazem parte do ensino do fazer musical coletivo. Objetivos Específicos: 1. Expor a problemática do fazer musical coletivo a partir dos aspectos expressivos da música que são vividos coletivamente, como, por exemplo, a dinâmica, a agógica, etc; e dos aspectos conteudísticos de uma performance, como, por exemplo, as convenções escritas, e a construção de acompanhamento, seja na música popular, baixo contínuo, ou de qualquer outro tipo. 2. Propor e discutir estratégias para desenvolver a escuta do indivíduo enquanto parte de uma estrutura coletiva. 3. Apresentar técnicas de organização da performance, em especial as direcionadas a sanar problemas de execução coletiva.

Ementa
Prática de ensino da música de conjunto para repertório para grupo vocal-instrumental.

Bibliografia
ALMADA, C. Arranjo. Campinas: EdUnicamp, 2000. ANTUNES, Celso. Manual de Técnicas de Dinâmica de Grupo, de Sensibilização, de Ludopedagogia. Petrópolis, Vozes,1995. BALLY, Gustavo. El Juego como Expresión de Libertad. México, Fondo de Cultura Economica, 1958. CHEDIAK, A. As 101 melhores canções do século XX. 2. ed., 2 vols. Rio de Janeiro: Lumiar, 2004. CONTRERAS, Juan Manuel. Como trabalhar em grupo. São Paulo, Paulus, 1999. PEASE, T.; PULLIG, K. Modern Jazz Voicings: Arranging For Small and Medium Ensembles. Boston: Berklee Press, 2001.

Bibliografia Complementar
ANDREOLA, Balduíno. A. Dinâmica de Grupo, Jogo da Vida e Didática do Futuro. Petrópolis, Vozes, 23ª ed. 2003. CRUVINEL, Flavia Maria. Educação Musical e Transformação Social. ICBC, Goiânia, 2005. FREIRE, Vanda Lima Bellard. Educação Musical, música e espaços atuais. Anais da ABEM, Uberlândia, 2001, p. 11-18. GUEST, I. Arranjo: método pratico ; incluindo revisão dos elementos da música. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. GUIA, Rosa Lúcia dos Mares e FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos Pedagógicos para Educação Musical. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005. ICTUS, Revista do PPGMUS-UFBA, 2002, p. 157-242. OLIVEIRA, Alda de Jesus. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais na educação musical: competências necessárias para desenvolver transações musicais significativas. . Anais da ABEM, Uberlândia, 2001, p. 19-40. SILVA, Abel Raimundo de Moraes. Ensino de Violoncelo em Grupo: um estudo de suas bases psico-pedagógicas. Monografia de Curso de Especialização não publicada, UFMG, 1985.
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